As Vantagens de Ser Invisível

Ficha Tecnica:
Data de lançamento: 20 de setembro de 2012
Diretor: Stephen Chbosky
Música composta por: Michael Brook
Roteiro: Stephen Chbosky

Hoje eu vim falar de um filme que eu amo muito e sei que muita gente também ama. 
As Vantagens de Ser Invisivel conta a história de Charlie (Logan Lerman, casa comigo?) um garoto de 15 anos, tímido e introvertido, que começa seu ano letivo em uma nova escola, enquanto se recupera de uma depressão, que lhe rendeu tendências a suicídio, apreensivo por causa da morte de seu unico e melhor amigo (que se suicidou), ele se sente sozinho, sem poder contar com a ajuda de sua família, pois ninguém o entenderia. Charlie tenta a sua jornada de socialização e recuperação, e no meio disso tudo ele conhece os meios-irmãos veteranos Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson, diva!), por quem Charlie logo desenvolve sentimentos fortes. Os dois então apresentam a Charlie a seu mundinho, com novas experiências e também um novo grupo de amigos desajustados.
Ele escreve tudo o que acontece no seu dia a dia como uma especie de diário por meio a cartas, para um amigo anônimo. Isso faz com que nos saibamos como o personagem se sente. Nos tornando mais próximo dele.
A história do longa se manteve bem fiel a obra de Stephen. A escolha dos personagens foi perfeita, o Logan e o Charlie são praticamente as mesmas pessoas.  Emma também soube interpretada a personagem muito bem, o que é muito bom, pois foram anos e anos interpretando uma mesma personagem, Hermione Granger, de Harry Potter, deve ser difícil, fazer um papel tão diferente do qual você esteve acostumado a interpretar por tanto tempo, algumas atores não tem essa mesma sorte. Ezra, apesar de eu não ter acompanhado nenhum de seus filmes também foi excelente, o Patrick é tão gay que chega a ser engraçado, o seu entusiasmo muio vezes é criticado por alguns. Os atores são extremamente excelentes, e conseguiram mostra todo o lado excêntrico dos personagens. Eu nem sei bem o que dizer sobre, é tudo tão perfeito! A fotografia do filme ficou parecendo realmente que foi gravado nos anos 90, onde a história se passa. Além de que foi dirigido pelo autor do livro. 
A primeira vez que eu o assisti estava em um viagem em 2013, e assisti com meu tio (que é professor e também adora filmes indies e The Smiths), minha irmã e minha prima, e terminamos o filme emocionados. A cena do túnel com certeza é uma das melhores da história do cinema.

Livro - As Vantagens de Ser Invisível (1999) de Stephen Chobsky

A obra de Stephen Chobsky lançanda em 1999, o livro foi um sucesso pelo mundo todo, o autor demorou cinco anos para escreve-lo. O autor se inspirou na sua própria juventude para criar os personagens e outros aspectos importantes. Apesar de muitas criticas comparando a obra J. D. Sallinger, "O Apanhador No Campo Centeio" (que também é muito bom!), Stephen relevou que mesmo sendo um grande fã de Sallinger, nunca quis ter a iniciativa de copia-lo. O livro foi traduzido para treze idiomas e publicado em dezesseis países. É cheio de citações de filmes, livros e música. Eu particularmente amei, é o meu livro favorito. Com uma história linda e inspiradora, porém triste. Acredite eu passei semanas e mais semanas tentando superar o final. Uma história excitante que te faz querer ler até final sem desgrudar os olhos das páginas (e das telas). Eu me identifiquei totalmente com o Charlie, sim, eu sou tão depressiva quanto o próprio personagem e até hoje tento buscar respostas do motivo pelo qual eu sou quem eu sou. Eu sempre esqueço eu devo começar a "participar" da vida. E sobre isso que a obra fala, viver. 
"Então, esta é a minha vida. Eu quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."
Vejam o trailer abaixo:


We are infinite!


Desde que eu encontrei essa música pela primeira vez no livro, eu amei. Escutei um milhão de vezes, fiz até minha própria irmã enjoar. É uma música linda, porém muito triste. Me faz lembrar de tanta coisa, e até do próprio Charlie. E foi aí que eu me apaixonei pelos Smiths (junto com a trilha sonora de 500 dias com ela, que eu também amo). É obvio, que tanto no filme quanto no livro tem ótimas músicas que você não pode deixar de ouvi-las.
Charlie: Por que as pessoas legais, escolhem as pessoas erradas para namorar?
Bill: Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.
Charlie: Podemos faze-las saber que merecem mais?
Bill: Podemos tentar.
(As Vantagens de Ser Invisível) 

Comentários

Postagens mais visitadas