Um Amor Para Recordar

Ficha Tecnica
Data de lançamento: 25 de janeiro de 2002 (EUA)
Diretor: Adam Shankman
Música composta por: Mervyn Warren
Roteiro: Karen Janszen
Tenho tanta coisa para falar desse filme que nem sei por onde começar. Bem, a primeira vez que eu assisti foi em uma viagem que fiz em 2010, no Piauí, com a minha irmã, era uma noite calma, e como não tínhamos nada para fazer resolvemos alugar um filme no centro da cidade. Minha irmã já tinha assistido, eu não, e como ela e uma amiga minha viviam me falando sobre, resolvi assisti-lo e adorei. O filme é baseado na obra de Nicholas Sparks, com o mesmo título e é ambientado em uma pequena cidade da Carolina do Norte, e conta a história de Landon Carter (Shane West) um rapaz rebelde e sem fé e Jamie Sullivan (Mandy Moore) uma garota conservadora e filha de um pastor. Ambos são completamente opostos, ela é seria e pensa no futuro, ao contrario dele, que é um dos garotos mais populares da escola. O que eles tem de comum? Nada, até o momento em que Landon é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola e como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral que está sendo montada, a qual Jamie está participando. Mesmo assim os dois não se dão bem no começo, por suas personalidades diferentes, além do fato de Jamie ser ridicularizada e desprezada pelos demais (Isso, inclui os amigos de Landon). A proximidade dos dois desperta no jovem sentimentos que Jamie tenta evitar, entretanto, o envolvimento é inevitável, e os dois acabam se apaixonando e uma bonita história de amor acontece.
Eu gosto muito de filme, mas tenho que confessar acho muito água com açúcar, muito mesmo, e surreal, talvez por eu não ser muito romântica, achei a história meio genérica a garota bondosa, filha do pastor que tem o poder de mudar o garoto rebelde que não tem fé. Não é uma coisa que vê muito com frequência em vida real, e por isso crítico, pois muitas garotas crescem com a ilusão de que isso poderá acontecer algum dia, não que seja impossível, claro que pode acontecer, mas há casos raríssimos. Eu também não gosto muita dos romances do Nicholas Sparks (Apesar de adorar O Diário de Uma Paixão), por favor, não me julguem por isso, não tenho nada contra com quem gosta, só acho que os romances são muito parecidos e dramáticos, acho que há histórias de amor (entre filmes e livros) mais bonitas. Mas isso não quer dizer que eu não goste desse filme, ou dos personagens ou da história, na verdade eu adoro. Também acho as personagens da Mandy Moore muito parecidas, pois sempre interpreta a garota rebelde ou a bondosa demais, não que eu tenha algo contra a atriz, na verdade acho que ela é muito boa, porém tem muito a evoluir, acredito que ela tenha essa capacidade, sim.
Mas já que eu falei da parte ruim, vou falar sobre a parte boa, haha! Embora seja um romance, a história tem uma mensagem linda, que serve como lição de vida, traz elementos primordiais para a vida humana: a fé, a autenticidade, a responsabilidade, e claro, o amor. Mesmo com protagonistas jovens, é possível perceber que até os mais veteranos se sintam interessados nesse belo longa. Achei a química entre a Mandy e o Shane perfeita e até cheguei a acreditar que os dois tivessem um relacionamento fora das telonas. O que infelizmente não aconteceu, pois acho que eles são lindos juntos. A trilha sonora é maravilhosa, além das canções "Only Hope" a qual Jamie canta deslumbrantemente na cena da peça teatral, há a faixa "Cry" cantada também por Mandy,  "Someday We'll Know" do New Radicals e "Dare You To Move" (que também fez parte da trilha sonora do seriado One Tree Hill) do Stwichfoot. Retrata o mundo dos jovens contrastando dois mundos: o de um jovem popular, preocupado com sua imagem diante de seus colegas, e o mundo de uma jovem humilde e dedicada, preocupada com sua fé e não com a opinião dos outros.
É uma história cativante, que te prende e emociona, sobretudo a medida que vamos nos envolvendo com os personagens e seus dramas pessoais. Eu indico a todas as pessoas que acredita no amor, tempo e principalmente na fé.


Landon: O nosso amor é como o vento, não posso ver, mas posso sentir.
(Um amor para recordar) 

Comentários

Postagens mais visitadas