*Curiosidades - Aladdin

Olá meus caros leitores! Espero que todos estejam bem. Hoje é um dia muito feliz, pois há 22 anos atrás, um clássico da Walt Disney teve sua estreia, Aladdin, no dia 11 de novembro de 1993 (Um ano depois dessa mesma data meus pais casaram. Sim, é aniversário de casamento dos dois que estão juntos desde os 16 anos). E apesar de muito tempo só nesse ano tive a oportunidade de assistir a este filme, e me apaixonei, principalmente pelo Aladdin, alias quero rouba-lo da Jasmine, de tanto fofo que é, haha!
Mas tenho que admitir que os dois formam o casal mais magia da Disney, só pela forma como eles se conhecerem, e a Jasmine foi uma das primeiras princesas a iniciar esse lado independente do universo da Disney junto da Bela de A Bela e a Fera e Ariel de A Pequena Sereia, a partir daí, as princesas buscaram correr atrás de sua felicidade, sem precisar de um homem pra lhe dar tudo isso. Além de ter Robin Williams no elenco dublando o Gênio da Lampada (outro personagem incrível), que pra mim foi uma das piores perdas de Hollywood, pois ele foi e sempre será um dos melhores atores da década, que marcou a infância de muitos.
É sempre bom saber o que há por trás deste universo mágico, não é? Então, vejam abaixo as curiosidades sobre este clássico que marcou e marca gerações.

  • A idéia de adaptar a clássica história de Aladdin em um longa-metragem musical de animação foi proposta por Howard Ashman em 1988. Na época o compositor Alan Menken estava trabalhando em A Pequena Sereia, mas escreveu 6 canções para o filme juntamente com Ashman.
  • Em 1989, após o término de A Pequena Sereia, os diretores John Musker e Ron Clements leram o tratamento escrito por Howard Ashman e as músicas que já haviam sido compostas. Foi nesta época que a dupla decidiu que Aladdin seria seu próximo projeto na direção.
  • A 1ª versão do roteiro dizia que Aladdin tinha três amigos, chamados Babkak, Omar e Kassim, um anel mágico e ainda trazia dois gênios
  • Algumas versões iniciais do roteiro previam a canção "Humiliate the Boy", cantada por Jafar. Esta música foi cortada da versão final por ser considerada cruel demais para o filme.
  • Inicialmente o visual de Aladdin seria parecido com o do ator Michael J. Fox. Como o produtor Jeffrey Katzenberg achava que o personagem não teria tanto apelo para o público feminino, foi feita a mudança para que Aladdin se parecesse fisicamente com Tom Cruise. Já imaginaram? Eu não.
  • Na versão de Aladdin para a Índia a Disney substituiu a cena em que o Gênio imita um apresentador de programa de TV por outra em que imita um comentarista de cricket.
  • Algumas imitações do Gênio foram retiradas da versão final de Aladdin, como as de George Bush, John Wayne e a Dra. Ruth Westheimer.
  • No roteiro original de Aladdin aparecia a mãe do protagonista, havendo ainda uma sequência com a música "Proud of Your Boy". Este trecho foi retirado da versão final do filme.
  • A canção "Count on Me" inicialmente estaria em Aladdin, tendo sido modificada para se tornar "A Whole New World".
  • O orçamento de Aladdin foi de US$ 28 milhões.
  • Seguido por O Retorno de Jafar (1994) e Aladdin e os 40 Ladrões (1996), ambos lançados diretamente em vídeo.
  • Os dois homens que Aladdin empurra em meio a multidão são caricaturas dos diretores John Musker e Ron Clements. A idéia original era que aparecessem versões animadas dos críticos de cinema Roger Ebert e Gene Siskel, mas a idéia teve que ser abandonada por ambos não terem permitido a utilização de suas imagens no filme;
  • O visual da Princesa Jasmine foi inspirado na atriz Jennifer Connelly.
  • Entre os brinquedos de madeira que o pai da Princesa Jasmine brinca estão alguns personagens de outros filmes de animação da Disney. Entre eles podem ser vistos a Fera, de A Bela e a Fera, o carangueijo Sebastian, de A Pequena Sereia, e Pinóquio, de Pinóquio.
  • Quando o Gênio transforma o macaco Abu em um carro, a placa que aparece é "ABU 1".
  • Robin Williams recebeu o salário mínimo previsto pelo Sindicato dos Atores para dublar o Gênio em Aladdin, pedindo em troca que a Disney não usasse sua voz em produtos de merchandising com o personagem, nem que o Gênio ocupasse mais do que 25% do espaço disponível nos pôsters e no trailer do filme. Como a Disney não cumpriu os termos do acordo feito com Robin Williams, o ator rompeu totalmente com o estúdio. Apenas após a demissão do produtor Jeffrey Katzenberg, anos mais tarde, Williams fez as pazes com a Disney.
  • Durante a gravação das vozes do Gênio, Robin Williams improvisou tanto que foram gravadas 16 horas de material.

Comentários

Postagens mais visitadas