Jovens Bruxas

Ficha Tecnica
Data de lançamento: 18 de outubro de 1996 (Brasil)
Diretor: Andrew Fleming 
Música composta por: Graeme Revell
Roteiro: Andrew Fleming, Peter Filardi
Duração: 1h 45m

Olá pessoal, como o tempo voa, já estamos em novembro, isto significa que dezembro está próximo (Óbvio!) e com ele, o Natal e ano novo, e também meu aniversário, hehe! Enfim, como nesta semana foi Halloween, eu e minha irmã decidimos fazer uma maratona de filmes, porém ela chegou muito cansada do trabalho, e só aguentou assistir um filme, o qual nós estamos loucas para assistir e foi escolhida naquela noite, Jovens Bruxas, clássico do anos 90, que até hoje é fonte de inspiração de várias coisas, desenhos animados, seriados, artistas como Charlie XCX e videoclipes, inclusive "Black Magic" da girlband Little Mix, que também foi inspirado nesse filme, mas claro com uma pegada mais alegrinha e menos dark.
E conta a história de Sarah (Robin Tunney) que acaba de se mudar de São Francisco para Los Angeles junto com seu pai e a madrasta, para começar uma nova vida. Quando chega ao novo colégio, conhece três garotas Nancy (Fairuza Balk), Bonnie (Neve Campbell, a mais bonita de todas) e Rochelle (Rachel True) que se dedicam ao ocultismo e à magia (tanto que têm a fama de bruxas entre seus colegas). Quando as quatro fazem amizade e começam a praticar magia juntas, desencadeiam um poder que foge do controle, gerando trágicas conseqüências. 
Assim que terminei de assistir ao filme, me perguntei "Por que fiquei tanto tempo sem assistir?", deveria ter assistido antes. E é perfeito para o Halloween, confesso que até levei um susto com uma cena. Eu e minha irmã, na verdade. Haha!A história é muito boa, e gostei muito do jeito que eles retratam a bruxaria, e em nenhum momento citaram ou fizeram referência a algum tipo de religião, o que foi bom, já que muita gente se incomoda com isso. Mas uma coisa que não gostei muito, é que esperava mais união da parte das protagonistas, que acabaram se voltando uma contra a outra. As atuações foram muito boas também, principalmente da Fairuza Balk que conseguiu assustar em muitas cenas (Alias, que final hein!) , apenas com um olhar, acho que ela foi a personagem em que os roteristas mais se aprofundaram até mais do que a própria Sarah, que é a protagonista do filme, e se eu não pesquisasse nunca saberei que ela fez o filme Quase Famosos como Sapphire (uma das groppies), em
relação a atuação de Robin Tunney, eu achei um pouco fraca, não transmitiu muito naturalidade quanto as outras, sempre com a mesma cara, mesmas expressões faciais (meio Kristen Stewart) talvez pela personagem, não sei bem dizer, até porque este foi o único filme que eu assisti dela, então, não sei se é certo julgar ou fazer uma avaliação sem estar sendo meio injusta.  Eu não sou lésbica e nunca me senti atraída por mulher nenhum até ver a Neve Campbell, que confesso é tão bonita que chega a ofuscar o restante (em questão de beleza), descobri que ela protagonizou os quatro filmes do Panico, e também dublou O Rei Leão 2 e Rachel True fez participações em vários seriados como Um Maluco no Pedaço, Dawson's Creek e Beverly Hills 90210, inclusive durante as gravações do filme, ela e Neve acabaram se aproximando e tornaram-se melhores amigas. E a versão de "How Soon Is Now?" ficou maravilhoso, inclusive foi usada na abertura do seriado Charmed, que foi inspirado no filme.
O figurino é de fazer inveja, quis todos, alias, sou meio suspeita para falar pois amo roupas pretas, e azul escura também, e combinações de preto e branco, senti vontade roubar todo o figurino. Que também é quase impossível não se lembrado, pois se tornou sonho de consumo de várias jovens na época e até mesmo nos dias de hoje. O filme tem aquela pegada dos anos 90 que eu curto pra caramba. Gostei do filme pela sua simplicidade e originalidade (na época) com que abordou o tema. Os efeitos são o padrão daquela época, não são tão ruins, mas também não são maravilhosos. achei Interessante também a abordagem que fizeram em cima desse tema de magia para o bullying e o racismo que o grupo sofria. O filme mostra que poder demais pode corromper as pessoas, e que devemos ter muito cuidado com o que desejamos para outros, e acima de tudo para nós mesmos. Enfim, um clássico e super indico, principalmente aos noventistas de plantão como eu.


Lirio: A verdadeira mágia não é negra, nem branca, é tanto porque a natureza é ambos. Amoroso e cruel, tudo ao mesmo tempo, só o bem e o mal está no coração pífaro de uma bruxa. Mantenha um equilíbrio em sua própria vida.
(Jovens Bruxas) 

Comentários

Postagens mais visitadas