Música: 14 Videoclipes Inspirados em Filmes

Olá pessoal! Como foram o natal de vocês? O meu, nem deu para aproveitar pois eu trabalhei a semana toda (até no dia 25, e bem cedo). E por esse mesmo motivo, acho que muitos de vocês perceberam que não estou atualizando  com tanta frequência o blog. Pois é. Me desculpem, por isso. Me desculpem, por isso. Mas vamos ao que interessa, eu e minha irmã temos o costume de assistir videoclipes, já que somos loucas por música, e sempre comentamos sobre o video, a história da música, a fotografia, ou até mesmo a atuação dos cantores (ou atores que participam dos videoclipes). E nesses dias, o que me chamou muito atenção foi a inspiração de alguns deles em filmes. E comecei a lembrar de alguns e pensei "Por que não fazer um post no blog sobre isto?" Videoclipes inspirados em filmes. É bem interessante. Pelo menos para mim, as vezes me faz acreditar que os cantores (ou diretores) gostem desse filme e por isso, levaram a ter a inspiração. Mas lembre-se, não são cópias, e sim inspirações. Ficou interessado? Vejam a listinha que eu preparei para vocês. Espero que todos gostem!

14. Paula Adbul - Rush Rush (Rebelde Sem Causa)

James Dean em “Rebelde Sem Causa” foi a inspiração para o diretor Stefan Würnitzer em 1991. No clipe de uma das faixas mais famosas de Paula Abdul, o ator Keanu Reeves foi a versão moderna do ícone da rebeldia.

13. Blur - The Universal (Laranja Mecânica)

A banda britpop leva para as telas uma versão mais moderna da história do filme "Laranja Mecânica". Você vai fazer a ligação com o filme já no primeiro momento, tanto pelo cenário quanto o figurino.

12. REM - Everybody's Hurts (8 ¹/²)

 O diretor Jake Scott colocou a banda inteira em um engarrafamento na ponte Fredericksburg Road, em San Anonio, no Texas, assim como aparece no inicio do filme do Federico  Fellini. Ele foi a grande inspiração para uma das músicas mais belas da banda.

11. The Cranberries - Linger (Alphaville)

Em 1993, o diretor Melodie McDaniels optou por capturar o visual e a sensação do filme “Alphaville”, de Jean-Luc Godard. Além de recriar cenas em paralelo ao filme, os integrantes da banda vestiam trajes similar aos do longa. 

10. Foo Fighters - Everlong (The Evil Dead)
Em 1998, "Everlong" foi nomeado para Melhor Vídeo de Rock no MTV Video Music Awards, mas acabou perdendo para “Pink”, do Aerosmith. O vídeo foi dirigido pelo incrível Michel Gondry, que se inspirou no filme “The Evil Dead”, do diretor Sam Raimi, e criou essa paródia surrealista do longa.

9. Madonna - Oh Father (Cidadão Kane)
Esse é um dos vídeos mais emocionantes da Madonna. Aqui ela relembra a história de sua vida, passando pelo seu pai, que era um moralista repressor e sua falecida mãe. De acordo com a escritora feminista E. Ann Kaplan, o vídeo foi inspirado visualmente no filme de Orson Welles, “Cidadão Kane”, de 1941. Ela descreveu o clipe como "em termos culturais é uma história típica de adolescentes ocidentais".

8. Iggy Azalea - Fancy (As Patricinhas de Bervely Hills)
É evidente que o videoclipe de estreia da rapper Iggy Azalea foi inspirado no filme clássico dos anos, As Patricinhas de Beverly Hills, de 1995. A rapper se juntou a Charli XCX para a faixa “Fancy” que “reproduziu” o sucesso de 20 anos, da diretora Amy Heckerling. A música foi um sucesso nas paradas no final de 2013 e no ano passado. A loira encarna a personagem Cher, vivida pela atriz Alice Silverstone e Charlie XCX como Tai personagem de Brittany Murphy. O videoclipe recria as cenas do filme. Já no video da música "Black Window" ela faz referência ao filme Kill Bill, ao lado da cantora Rita Ora.

7. Smashing Pumpkins - Tonight Tonight (Viagem a Lua)

Uma das músicas mais bonitas do Smashing Pumpkins, também ganhou um belíssimo vídeo clipe com referência ao filme mudo “Viagem à Lua”, do diretor francês Georges Méliès. O clipe foi todo filmado em um estilo de cinema mudo mesmo, com cenários estilo teatro e efeitos bem primitivos.

6. Gwen Stefani - Wind It Up (A Noviça Rebelde)
A cantora Gwen Stefani usou até um verso de "The Lonely Goatherd" logo na introdução da música de segundo album solo, em 2006. A canção foi lançada como o primeiro single do álbum no final de 2006 e alcançou o top vinte na maioria dos mercados internacionais da música. O vídeo da música, que se tornou em estações populares como a Total Request Live, foi dirigido por Sophie Muller e tem influências de A Noviça Rebelde, o que é bem visivel para quem já assistiu ao filme. 

5. Jennifer Lopez - I'm Glad (Flashdance)
O single de “This Is Me… Then” (2002), de Jennifer Lopez, ganhou clipe em homenagem a um dos filmes mais marcantes dos anos 80, “Flashdance” (1983). O videoclipe teve a direção de David LaChapelle, e conta com um visual bem oitentista, como a iluminação e figurino. A cantora revive a personagem de Alexandra Owens, que trabalha como uma operária e à noite trabalha como dançarina de uma boate. No entanto, ela almeja se tornar uma bailarina profissional. 

4. Madonna - Material Girls (Os Homens Preferem As Loiras)
Com uma temática hollywoodiana, Madonna reencarna Marilyn Monroe no clipe de "Material Girl", de 1984. A americana faz a cena clássica do filme Os Homens Preferem as Loiras, na qual Marilyn entoa a famosa canção "Diamonds Are A Girls Best Friend". 

3. 30 Seconds To Mars - The Kill (O Iluminado)

Jared Leto se inspirou no filme O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick, para o clipe de "The Kill (Bury Me)". Nele, a banda se hospeda em um hotel e precisa lidar com os seus próprios fantasmas. 

2. The Killers - Brightside (Moulin Rouge)
“Mr. Brightside” não é a minha música favorita dessa banda como também foi um dos maiores singles da banda The Killers, e de Hot Fuss – álbum de estreia da banda norte-americana. Alcançando a primeira posição em paradas musicais de diversos países e chegando a concorrer a um Grammy em 2006, a música foi uma das principais alavancas para o reconhecimento prodigioso do conjunto. No clipe, além da atmosfera burlesca similar, notamos referências claras ao famoso musical dirigido por Baz Luhrmann, Moulin Rouge, tanto que se você notar bem, o cenário é o mesmo.

1. U2 - Stay (Asas do Destino)
O vídeo da música "Stay (Faraway, So Close!)" foi dirigido por Wim Wenders, produzido por Debbie Mason, e editado por Jerry Chater. O vídeo foi filmado em Berlim ao longo de três dias, principalmente em preto e branco, mas com algumas seqüências de cores. O vídeo contém participações especiais de alguns atores que apareceram em Faraway, So Close!, incluindo Otto Sander, assim como também, o sobrinho de Wenders. Várias cenas são retiradas diretamente do filme, e do filme de 1987 de Wenders, Wings of Desire, que também serviu de principal inspiração para a permissa do vídeo. O  vídeo mostra uma banda tocando "Stay (Faraway, So Close!)". O grupo irlandês foram lançados no papel de anjos da guarda, vigiando as pessoas assim como no filme.

Comentários

Postagens mais visitadas