Um Apaixonado Por Filmes Nos Anos 90 e 2000


Como todos sabem eu sou uma pessoa super nostálgica, nascida em meados dos anos 90 e uma criança dos começo dos anos 2000. Sim, gostaria de ter sido adolescente em uma dessas épocas. Apesar de que também fui muito feliz até a minha pré-adolescência, depois disso me tornei esse ser humano monotomo, que só sabe reclamar da vida e viver no passado. Eu acredito que as coisas, em geral, eram melhores alguns anos atrás. Okay, a internet é ótimo, os avanços tecnológicos também ajudam em muitas coisas, mas acho que muitas coisas estão perdendo a essência e costumavam ser melhores que antes, mais simples e mais bonito. Bom, isso é minha opinião.
Acredito que como tudo que mudou, a música e o cinema também sofrerem com isso. Sim, pois costumavam ter mais qualidade antigamente (Menos com os efeitos especiais, a não ser que você seja James Cameron), e apesar da simplicidade, as histórias eram originais, você conseguia se entreter e se emocionar. Hoje em dia, os roteiros estão muitos flácidos, sem criatividade e com os mesmos atores de sempre, que quase não atuam direito. 
Bom, mas claro que há algumas exceções acredito que esse ano tenha sido bom para o cinema, e espero que ano que vem seja melhor ainda. Mas enquanto não sabemos do futuro que tal dar uma olhadinha no passado e rever algumas relíquias da época. Eu te convido a viajar no passado comigo. Estão preparados?!

Nada de Netflix ou filmes online e baixados - A sua principal fonte de cinema, era uma locadora que havia em cada esquina perto de sua casa, e era bem mais gostoso, esperar a locadora abrir para as promoções da semana e os lançamentos (que só costumavam ser vendidos três meses depois da estreia nos cinemas, a não ser que sejam filmes para a televisão), você ainda tinha que encarar uma fila. Mas o mais legal de tudo é que na maioria das vezes, você sempre achava o filme que queria, até mesmo os mais raros. No começo eram vendidos em fitas VHS, pois passaram a venderem em DVDs. Infelizmente, nossas queridinhas acabaram entraram em extinção após os avanços da tecnologia, a partir de 2010 (até dez anos atrás era muito difícil alguém possuir um computador, só os com custo melhores de vida). Eu só consigo imaginar quantas pessoas se conheceram nelas, afinal era um lugar em que cinéfilos se sentiam em casa, então deveria ser fácil se aproximar ou se identificar com alguém lá. Bom, pelo menos, eu acho. Mas com certeza devem ter várias histórias de amor e amizade que ocorreram naquele local.

O seu sonho de consumo - Era ter um guarda-roupa igual o do Cher de As Patricinhas de Bervely Hills e suas amigas, que costumavam a usar roupas com muitas cores e com direito a muita saia colegial (parecidas com aquelas do clipe da Britney Spears), botinhas, sandalias com salto e meias abaixo dos joelhos. E até hoje é um ícone daquela época.
Sua euforia era - Saber que ele lançamento que você tanto queria assistir e esperou três longos meses que pareciam mais uma eternidade para conseguir assistir, finalmente chegou a locadora. Ou melhor ainda que você conseguiu alugar ou seus pais. E quando você conseguia comprar uma fita era a coisa mais maravilhosa do mundo (Ainda queria ter a minha da Branca de Neve).
Uma das desvantagens - Era ter que rebobinar a fita toda, até voltar ao normal para poder assistir de novo, isso quando o seu irmão, irmã, ou parente pequeno ou até mesmo você quando ainda era criança resolvia inocentemente brincar com a fita e acabar puxando até a coitada se partir ou não prestar mais. E para rebobinar dava um trabalho danado, mas é claro que você a ajuda de uma caneta nas horas mais desesperadas. Era só ela ficar assim:
que lá se foi sua vontade de assistir o Titanic de novo.
Sessão da Tarde - A programação da Globo era a grande culpada por te mostrar vários e vários filmes excelentes e ruins também (Hoje em dia só passa lixo!), era só ouvir aquela vinheta maravilhosa que você já corria para frente da televisão para ver que filme era, ou se tivesse sorte conseguia ver pelo comercial, e quando era aquele que você tanto amava, era uma festa só. Era tão bom, mas tão bom,  que eles nem cortavam as cenas como costumam fazer com todos os filmes hoje em dia, tirando alguns casos. 
As revistas Set - Sim, existia uma revista no Brasil apenas sobre cinema. O que me deixa muito revoltada, pois eu gostaria muito de ter uma dessas, ou até mesmo colecionar. Foi lançada em 1987, em junho, e chegou a ter uma tiragem mensal de 50 mil exemplares. Os editores eram Alex Antunes, Marcel Plasse e Michael Spitale. A última edição ocorreu em novembro de 2010. A revista já chegou a ser publicada por seis editoras, durante os anos, entre elas, a Editora Abril durante dois anos (1998-1999). A revista continha sessões que incluíam posteres, as últimas notícias cinematograficas, análise de trailers, críticas aos filmes em cartaz e aos filmes que chegavam ás locadoras em DVD ou Blu-Ray. Antigamente, VHS e DVD eram separados, novidades na televisão por assinatura, cartas ou e-mails dos leitores que eram respondidas e sobre os equipamentos cinematográficos, cameras, televisões, aparelhos de DVD e etc...

Coleção Top - Você não deve lembrar, mas a revista Caras (sim, essa que com artigos sobre fofocas de celebridades) lançou uma videoteca só de filmes, de todos os gêneros, ação, romance, comédia. Era uma coleção de 50 filmes, e costumava a ser super cobiçada!

Época dos homens mais gatos - Nada contra os atores, cantores de hoje em dia, mas nada se compara com os galãs do cinema dos anos 90, e eles não eram apenas rostinhos bonitinhos, não, o seu crush da epoca já deve ter sido indicado ou ganhado um Oscar, okay, nem todos, mas muitos dos que não chegaram a esse ponto, mas mesmo assim, provavam que tinha muito a mostrar além do físico e que tinham capacidade para provocar todos os tipos de reações no público. Ah, os galãs dos anos 90...  e começo dos anos 2000... Não se fazem mais atores como estes. Você sonhava em casar com um deles (Ou com um dos Backstreet Boys), como por exemplo:

Leo DiCaprio, loiro, olhos azuis, alto, rostinho de anjo e provavelmente o homem dos seus sonhos, não tinha como não se apaixonar por ele, ainda mais depois de Titanic, e creio que muitas garotas piraram quando assistiram Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (que também tinha o gatíssimo Johnny Depp como irmão de DiCaprio, até eu enlouqueceria), para conquista-lo é bem fácil você só precisa ser loira, alta, magra e modelo, tá bom para você? Olha só! Mas a boa notícia é que ele continua solteiro!
Ou esse (claro se você for a Angelina quem sabe você tenha sorte)...
Ou esse (Ah, Heath Ledger, por que nos deixou? Por que tão cedo? POR QUE?!!!)
E percebe que ainda é apaixonada por todos eles... 


Serial killers e hormonios - Os anos 90 foi marcado no cinema como a época dos thrilhes teens, ou sejam filmes de terror, que mais pareciam filmes de suspense, com serial killers, que costumavam ser as pessoas mais imprevisiveis (ou não) ou malucos com facas, machados e etc... e adolescentes cheios de hormônios fugindo para um quarto escuro ou algum canto da casa, que provavelmente o assassino irá aparecer. Grande parte deles eram dirigidos ou tiveram colaboração do cineasta Kevin Williamson (criador do seriado Dawson's Creek e produtor de The Vampire Diaries), os filmes mais famosos da época eram Eu Sei O Que Vocês Fizeram Verão Passado, Panico, Lenda Urbana, Tentação Fatal, entre muitos outros.

Overdose de Julia Roberts - Você pode até não gostar dela ou de seus filmes, mas admita, a decada de 90, foi da Julia. A bela de 48 anos com seus cabelos selvagens, cacheados e ruivos (muito almejado na época) conquistou o coração de todos, inclusive dos cinéfilos, ao aparecer como a garota de programa, Vivian, no conto de fadas moderno "Uma Linda Mulher" (em 1990) ao lado do gato Richard Gere, que de quebra foi indicada ao Oscar, de Melhor Atriz e recebeu um Globo de Ouro, e desde então a atriz ganhou um destaque enorme, protagonizando filmes que são considerados clássicos como Linha Mortal (1990), Dormindo Com o Inimigo (1991), Hook - A Volta do Capitão Gancho (1991), Tudo Por Amor (1995), Todos Dizem Eu Te Amo (1996), O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997), Lado a Lado (1998) e Um Lugar Chamado Notting Hill (1999) e Noiva em Fuga (1999) e muitos outros da epoca e que vieram depois. A mulher estava em todo lugar!

Apesar disso, devemos admitir o bons tempos já passaram, pode ser que alguma dia, eles voltem, mas enquanto isso não acontece, o que nos resta é esperar e lembrar de todas essas coisas e guarda-las com muito carinho.

E o que nos resta é a saudade, apenas isso, ah e, é claro, os filmes!

Comentários

Postagens mais visitadas