Dawson's Creek e Suas Referências


Olá pessoal, como vocês estão? Primeiramente, quero pedir milhões de desculpas a vocês pela minha ausência, é que eu ultimamente não tenho tido muito tempo para escrever boas postagens, por causa dos cursos e também a falta de inspiração. E claro, o calor também.
Mas enfim, hoje eu resolvi voltar e falar sobre Dawson's Creek, como todos vocês já sabem, eu sou apaixonada por esse seriado, é o meu favorito de todos, ainda mais agora que eu terminei de assistir a serie, apesar de já fazer alguns meses, eu me emocionei e não pude deixar de fazer uma das muitas homenagens que irei prestigiar neste blog. Mas hoje, descobri que Dawson's Creek e o Apaixonada Por Filmes tem algo em comum... São cinefílos, cinemáticos, cinemaníacos, os filmes falam por eles e inspiram suas vidas e claro, os episódios do seriado.
Não entendeu ainda? Bom, eu vou te explicar melhor. Kevin Williamson, o roterista e criador da serie, se inspirou em sua adolescência para escrever a serie e também sua paixão por filmes, e em especial por Steven Spierberg, assim como o personagem Dawson e se você perceber bem, o quarto de Dawson é repleto de posteres, não só de filmes de Spierberg como outros clássicos, como Conta Comigo e Panico, entre outras figuras relacionadas ao mundo do cinema, como a miniatura do Et - O Extraterrestre.


Alguns episódios da serie também foram inspirados em filmes, seja em pequenas partes, em cenas ou no enredo do episódio. Algumas semelhanças que podemos notar são:

O triangulo da primeira temporada da trama é muito semelhante a comédia romântica, Alguém Como Você (Some Kind Of Wonderful). Dawson (James Van DerBeek) nutri uma paixão idealizada, quase uma obsessão pela sua vizinha Jen (Michelle Williams), enquanto sua melhor amiga, Joey (Katie Holmes) sofre com sua paixão secreta (ou não tão secreta) por seu amigo Dawson, que parece nunca perceber os sentimentos de Joey e até os dele próprio. Assim como Joey, Watts era não muito popular e nem menininha, e é apaixonada por Keith desde sempre, e ambas sofrem com as confissões do seus amigos sonhadores, que se interessam pelas garotas populares, com muito cabelo e bastante cobiçada pelo os outros garotos. Tanto que podemos comparar as últimas cena do filme e do último episódio da 1ª temporada da série.

Quem nunca teve uma quedinha por um professor, que atire a primeira pedra! No caso do personagem Pacey Witter (Joshua Jackson) não foi uma queda, foi um abismo, que logo no primeiro episódio da série conhece Tamara Jacobs (Leann Hunley) em uma locadora a qual ele trabalha e ela decide alugar "A Primeira Noite de Um Homem", logo então percebemos que há uma grande referência, quando Pacey entra na sala e se depara com Jacobs na sala de aula e descobre que ela será sua professora. Há muitas semelhanças entre as duas histórias. Os dois acabam se envolvendo mesmo sabendo que não é permitido e a história acaba não tendo um final tão feliz quanto o do filme ao qual o romance que foi inspirado.

Quem ama o casal JP (como eu!) deve ter vomitado arco-íris ao assistir episódio da 6ª temporada "Castaways", que marca a volta dos dois, mesmo que por pouco tempo, é sempre muito bom ver os dois juntos, ainda mais quando fazem um episódio especial só para eles. Sim, isso mesmo que você ouviu! O episódio inteiro só o casal aparece, talvez pelos fãs terem esperado por tanto tempo, desde a 4ª temporada, ele tenha sido tão maravilhoso e tão exclusivo. Após um jantar, Pacey e Joey resolvem ir a um super mercado, mas acabam ficando presos (Sonho da minha vida!), quando o dono acaba fechando-o sem perceber a presença deles. Os dois resolvem aproveitar e fazer tudo que podem, comer porcarias, usar roupas da loja, usar os aparelhos e até dormirem e é neste momento que os dois percebem que ainda nutrem sentimentos um pelo o outro, e que logo eles serem expostos. Você já deve ter assistido a filme "Construindo Uma Carreira", clássico da sessão da tarde e culpado por iludir muitas crianças e adolescentes, principalmente eu. Que assim como o episódio, conta a história de dois jovens que acabam ficando presos em um mercado e acabam se apaixonando.

Logo no início da 4ª temporada Drue Valentine (Mark Matkevich) aparece para infernizar a vida de todos e mais do que qualquer um, da coitada da Jen (Michelle Williams), que sempre tenta se afastar de seu passado sombrio. Drue resolve fazer uma festa para Jen, dizendo ser seu aniversário só para ter algum pretexto para bagunçar a vida da garota, no final de tudo, ele resolve ser "gentil" e dar um bolinho só para Jen e fazer uma proposta nada romântica, comparada com a cena de "Gatinhas e Gatões", percebe-se que tanto Samantha personagem de Molly Ringwald no filme quanto Jen vestem rosa e Jake Ryan e Drue vestem uma camiseta preta (azul escura?) e calça jeans, além do bolo e as velinhas, os dois se sentam sobre uma mesa, em frente a uma janela.

Após terem violado algumas regras da escola, Pacey, Joey, Dawson, Jen e o pesadelo do colégio Abby Morgan (Monica Keena) são obrigados a passarem um final de semana na detenção. O problema é que a grande maioria estão brigados ou não se suportam, mas até o final do dia percebem uma lição muito importante. No filme "O Clube dos Cinco", cinco jovens completamente opostos são obrigados a ficarem em detenção, cada um tem seu "esteriótipo", a princesa, o criminoso, o atleta, o gênio e o caso perdido, assim como no seriado, no fim eles descobrem que tem mais em comum do que imaginam, o que eles sentem e quem eles realmente querem ser. É considerado um dos melhores episódios da série e um dos mais divertidos também.

Além desses episódios, há muitos outros que fazem referências, como Panico, Coração Valente, Digam O Que Quiserem, A Um Passo da Eternidade, A Bruxa de Blair... mas claro, se eu fosse colocar todos, o post ficaria muito longo e provavelmente eu não terminaria hoje. Para quem estiver interessado, eu preparei uma listinha no Filmow com todos os filmes e programas de televisão citados no seriado, para ver é só clicar aqui.

Eu espero que vocês tenham gostado, e que me perdoem pelo meu abandono. Deixem seus comentários! 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas