Diário de Uma Paixão

★★★★★
Ficha Tecnica
Data de lançamento: 13 de agosto de 2004 (Brasil)
Direção: Nick Cassavetes
Música composta por: Aaron Zigman
Roteiro: Jan Sardi e Jeremy Leven
Duração:  2h 4m

Diário de Uma Paixão é uma adaptação do livro de Nicholas Sparks, e está na lista de um dos meus filmes favoritos, apesar de não ser tão fã das histórias de Sparks (Tirando "A Última Música" e "Um Amor Para Recordar"). A primeira vez que assisti esse eu tinha 13 anos, depois de ouvir várias amigas minha falando sobre, eu resolvi assistir, durante uma viagem que eu fiz em 2010 (Sim, a mesma em que eu assisti pela primeira vez "Um Amor Para Recordar", só que desta vez na casa da minha avó por parte de mãe, já que meu padrinho também é viciado em filmes e tem vários DVD's em casa, eu estava fuzando e acabei achando esse, que ele me disse que foi o melhor filme de romance que ele já assisti, depois desse argumento, eu tive que assistir, apesar dele ter favoritismo por filmes de terror). O filme é protagonizado por Ryan Gosling e Rachel McAdams (que tiveram um romance conturbado também na vida real), e gira em torno da história de um casal Allie e Noah, dois jovens de classes sociais diferentes, que ao se conhecerem no ano de 1940 em parque de diversão acabam se apaixonando. O romance passa por diversas reviravoltas durante os anos, os pais não aprovam o namoro e a separam dele, mudando-se de cidade. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) escondia as cartas para que Noah pensasse que Allie não estava mais interessada, Noah decide escrever uma carta de despedida e tenta se conformar.
Durante, 7 anos, Allie esperou notícias de Noah, mas desiste de esperar, e conhece o charmoso, Lon (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino faz com que ela e Noah se reecontrem novamente, e ela terá que decidir entre o noivo e o seu grande primeiro amor. Durante o filme, um senhor (James Garner) está internado em uma clínica geriátrica, e lê a história de Noah e Allie, para uma senhora (Gena Rowlands) também internada (com um quadro mais grave).
Tenho tanta coisa para falar que nem sei por onde começar... É um filme belo, com uma fotografia impecável e uma história muito intensa. Apesar de tudo, acho que durante o romance, a Allie se torna ainda mais impulsiva, exagerada e as vezes até meio assanhada (Sei que como uma feminista eu não deveria dizer isso, mas existe respeito. Os dois ficavam se agarrando na frente dos pais dela e do restante das pessoas também. Alias, acho uma falta de respeito dos dois). E mesmo com todas as reviravoltas, dramas e brigas entre o casal não deixa de ser uma história pura e bela, e até divertida, mostrando todas as facetas de um amor que não é perfeito, porém verdadeiro, pois mesmo sabendo pouco sobre o amor, sei que uma parte dele, é aceitar o outro como ele é, com todas as qualidades e principalmente os defeitos. O amor de Noah e Allie superou tudo, o tempo, a distância, as imperfeições entre si e o recusa dos pais da moça. Apesar de admirar muito a história confesso, não gostaria de viver nenhuma das histórias de amor do Nicholas Sparks exatamente por certa forma existir muito exagero e drama, muita intensidade. Prefiro uma coisa mais divertida e tranquila, como no filme "Questão de Tempo" ou Princesa Leia e Han Solo em "Star Wars". Mas não critico, pois admiro a força que suas histórias tem. Assim como essa.

Achei a trilha sonora um pouco esquecida, mesmo não sendo ruim, não há nada de tão extraordinário. As trilhas sonoras são algo que acrescentem um ar mágico nas histórias, elas dão um clima e transmitem o que os personagens estão sentindo e passam isso para o telespectador. E faltou um pouquinho disso, para deixar o filme mais impressionante do que já é. As cenas do namoro do casal são a verdadeira visão dos românticos e sonhadores sobre o amor. Puro, intenso e fora da realidade.
É incrível como a falta de comunicação e até de pequenos detalhes podem causar acontecimentos imprevisíveis e dores desnecessárias, porém depois de um tempo percebemos que tudo na vida acontece por algum motivo, talvez para nos fazer perceber o que realmente é bom para nós mesmos, e seguir nossos impulsos atrás de coisas mais importantes, e respostas. E o filme mostra exatamente isso.  Algo que algumas pessoas passam a vida toda sem saber, na dúvida, do que poderia ter acontecido, "e se...", e milhares de perguntas que provavelmente nunca terão respostas, até você dar o primeiro passo. A atuação dos atores foi impecável, o mais irônico de tudo é que o casal principal tiveram mesmo um relacionamento fora das telas, tão intenso como dos personagens. Rachel McAdams que havia acabado de interpretar a vilão icônica Regina George soube se destacar muito bem, e cumprir seu papel, pois ambas personagens são totalmente diferentes, enquanto uma é cruel e metida, a outra é doce e simpática. Ryan Gosling também provou que talento de sobra, tanto para comédias como para dramas e romances. E não posso negar que a química entre os dois é incrível, ambos tem uma sintonia, apenas os olhares já falam por si. Belíssimo, eu indico a todos que sonham com um amor de cinema.


Noah: Não vai ser fácil. Vai ser bem difícil. Vamos ter que trabalhar nisso todos os dias. Mas eu quero fazer isso, porque eu quero você. Quero você inteira para sempre.Você e eu, todos os dias.
(Diário de Uma Paixão) 

Comentários

Postagens mais visitadas